mei (faturamento e comprovante/imposto de renda) Silva Leandro possui sólida formação acadêmica (Bacharelado) em nível de Graduação e Pós-graduação (Especialização) Viamão Escritório Contábil em Viamão (Silva Leandro - TC/CRCRS 57196) consultor fiscal currículo Currículo do Professor Universitário Silva Leandro
Texto: Roberta Mello
"Meu trabalho é como o de uma clínica popular contábil", descreve Silva Leandro, técnico em contabilidade especializado no atendimento ao microempreendedores individuais (MEIs) em analogia é à onda bastante recente de clínicas de saúde popular. Ele faz questão de lembrar que é graduado em Gestão Financeira e Administração, tem MBA em Controladoria e é pós-graduado em Direito Tributário e Docência do Ensino Superior, e que trabalhar com esse nicho de mercado que não para de crescer foi uma escolha.
"Moro em Viamão e a maioria das pessoas aqui não têm como sustentar 'um honorário' e, mesmo assim, por ser mais humilde, nunca deixa de pagar", salienta. O serviço prestado por Silva Leandro não conta com um grande número de clientes fixos - com contrato mensal, por exemplo. Mas sua carteira de clientes passa de 400.
Normalmente são pessoas que querem formalizar o negócio mas não têm acesso à internet ou segurança para fazerem tudo sozinha. É também gente que já tem MEI e está com alguma dificuldade para emitir as guias de pagamento, para comprovar ao banco o rendimento mensal ou que está com pendência com a Receita. Elas vão em busca da assessoria de um profissional contábil e encontram um consultor capaz de ajudá-lo na solução de questões bem pontuais.
Seu foco desde 2009 são os microempreendedores individuais, "normalmente os mais humildes", descreve o profissional. "O número de clientes só aumenta e ainda tem muitos profissionais contábeis que não veem o potencial. Antigamente, quando eu comecei, nem os bancos queriam abrir conta ou fazer um financiamento para os MEIs. Hoje, eles tratam os MEIs como deuses", comenta.
A pandemia, diz Leandro, revelou para muita gente desigualdades que ele mesmo já percebia. "Muitas famílias não têm acesso à internet, contam com apenas um celular para dar conta de tudo, não têm familiaridade com sistemas como o Portal do Empreendedor, não sabem emitir uma nota", diz, ressaltando que o papel social do profissional contábil deve ser atender também a essas pessoas.
Mesmo assim, o empresário contábil não fica apenas esperando os clientes irem ao seu encontro. Com sua experiência ele também vai atrás dos empreendedores para apresentar soluções, como no caso daqueles negócios que enfrentavam dificuldades. "Eu mostrei para os empresários que uma solução podia ser fechar o negócio, indenizar corretamente os empregados e se formalizar como MEI", explica.
Para o especialista, o mais importante é que as pessoas acessem à modalidade do microempreendedor individual e estejam formalizadas para a garantia da sua sobrevivência. "E para isso procurem um profissional contábil. Só nós podemos comprovar sua movimentação financeira na hora de buscar um financiamento, colaborar com a organização da sua conta pessoa jurídica e apresentar soluções ao negócio", pontua.
Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/jc_contabilidade/2020/10/760441-meis-crescem-em-meio-a-pandemia.html MEI (Faturamento e Comprovante/Imposto de Renda), Baixa de Empresas, Junta Comercial e Receita Federal do Brasil consultor fiscal resume curriculum currículo Currículo do Professor Universitário Silva Leandro
mei (faturamento e comprovante/imposto de renda) Silva Leandro possui sólida formação acadêmica (Bacharelado) em nível de Graduação e Pós-graduação (Especialização) Viamão Currículo do Professor Universitário Silva Leandro Escritório Contábil em Viamão (Silva Leandro - TC/CRCRS 57196)
Avenida Vitória Régia, 170 Viamão - Rio Grande Do Sul, 94440-295, Brasil
WhatsApp: (51) 99161-2101 E-mail: contato@silvaleandro.com.br http://silvaleandroimoveis.com.br http://silvaleandrocontabilidade.com.br
2025 - Silva Leandro Contabilista e Corretor de Imóveis
WhatsApp (51) 99161-2101 – Todos os direitos reservados.